É comum que tenhamos afinidades com nossas áreas de formação e verdadeira repulsa com as áreas que não temos interesse, a maioria dos profissionais da saúde fica arrepiado só de ouvir a palavra Contabilidade, recibo, nota fiscal e receita federal, não é verdade?
Acontece que para ganhar dinheiro no Brasil, infelizmente você acaba tendo que encarar esses termos, se não é seu caso, pode acreditar que será em breve.
O que muitos não sabem é que a área da saúde é uma das mais fiscalizadas no país, por conta das restituições do imposto de renda. No período de março a abril os brasileiros começam a corrida pela entrega de suas declarações de Imposto de Renda e quem ganhou acima de R$ 28.559,70 e teve durante o ano gastos com despesas médicas, hospitalares e gastos com a saúde pode receber uma devolução de parte do Imposto pago durante o ano.
O governo concede essa devolução aos cidadãos, já que não consegue prover para a população serviços básicos de qualidade, então quem precisa de um médico, de tratamento psicológico, fisioterápico, odontológico dentre outro e recorre a tratamentos particulares, tem direito a receber uma restituição desde que tenha os recibos de tais pagamentos.
E é aí que o profissional da saúde erra, pois durante o ano ele emite recibo só para quem pede, mas recebe todos os atendimentos via pix e cartão, quando chega em março, chove de paciente pedindo recibo de ano anterior. Vai falar que não é assim?
Estão todos atrás de suas restituições, porém é dessa forma que você é fiscalizado e consequentemente pego.
A Receita Federal cruza o valor que você declara, com seus recibos emitidos, com os pix que você recebe e com o que seus pacientes declaram, ou seja, são vários dedos apontados para os profissionais da área da saúde, que não aprenderam nada disso na faculdade.
Ano após ano a Receita juntamente com a Previdência Social fiscaliza e multa milhares de profissionais, que não emitiram seus recibos na totalidade e que não pagaram seus impostos mensalmente. Ao contrário do que muitos pensam, imposto de renda não é um imposto anual, ele é um imposto mensal, que deve ser pago aos cofres públicos todos os meses, é mais ou menos assim: ganhou, pagou, se você ganha todo mês, também paga todo mês.
Um prato cheio para o Leão, que ao cruzar as informações percebe que o profissional da saúde, não só deixou de emitir recibos em sua totalidade, como também deixou de pagar o imposto de renda mensalmente, pagando uma única vez no momento da entrega da declaração de ajuste, aquela de março e abril, a mesma que seu paciente também entrega e fica te pedindo os recibos que deixou te pedir durante todo o ano.
‘’Imposto de renda mensalmente? MEU DEUS! ‘’
Sim, todos no Brasil pagam imposto de renda todos os meses, os funcionários públicos, os CLT’s, as empresas e os profissionais autônomos, os profissionais da saúde autônomos, não ficam de fora dessa e devem pagar imposto de renda mensalmente sempre que ganharem acima de R$ 1.998,00.
Para pagar, você precisa preencher todo mês o seu Carnê Leão, que apesar do nome, é um programa moderno e digital, que mora dentro do E-CAC o Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal, através de uma senha de acesso, você preenche todos os seus recebimentos e todas as suas despesas para a execução do seu serviço e ele automaticamente calcula seu imposto de renda. Em março e abril do ano seguinte é só levar as informações do Carnê para a Declaração de Ajuste ou mandar o arquivo para o seu Contador.
Essa é a forma certa de regularizar os recebimentos mensais de todos os profissionais da saúde que atuam através de seus CPF’s, eu sei que você pode nunca ter feito isso, ou até mesmo pode ter sido instruído de uma maneira diferente, mas acredite, segundo o regulamento do Imposto de Renda essa é a forma correta de regularizar e o Leão tem multado muita gente que faz diferente. Está cada vez mais fácil para a Receita fazer isso, afinal vivemos praticamente em um reality show, somos monitorados, o pix nos entrega, nossos clientes nos entregam e assim o leão vai tendo todas as informações que ele precisa.
E a Contabilidade? Aonde ela entra? Além de desembolar tudo isso para você, uma Contabilidade faz a análise se realmente compensa um profissional da saúde continuar atuando através de seu CPF, pois uma pessoa física paga um percentual de imposto de renda que pode chegar a 27,5% enquanto uma empresa paga no máximo 15%. É por isso que muitos profissionais hoje abrem uma empresa, para economizar e parar de gastar dinheiro com impostos.
Se você não sabia de nada disso que eu te contei hoje, saiba que sempre dá tempo de regularizar sua situação e que é melhor agir antes que o Leão te aja, e pagar agir é bom contar com quem entende do assunto.