A precificação de serviços é considerada complicada pelo fato de serviços serem intangíveis, ou seja, não é possível tocar um serviço e precificar de acordo com o peso e materiais aplicados, um serviço também não pode ser devolvido ou estocado e seu preço ainda pode variar de acordo com a agilidade e periodicidade.
Mas o que você deve analisar antes de compor o valor dos seus serviços?
– Conheça seu cliente e o público para o qual você trabalha, saiba quanto eles estão dispostos a pagar.
– Faça uma pesquisa de preços no mercado, tenha ideia de quanto seus concorrentes estão cobrando.
Não se baseie somente nesses dados para compor seu preço, você precisa conhecer a fundo as características do seu negocio:
– Conheça os custos para prestar o seu serviço, ou seja, os valores que estão diretamente ligados para execução dos serviços que oferece, como por exemplo, licenças de sistemas, materiais ligados ao serviço oferecido, mão de obra etc.
– Conheça suas despesas, elas não estão diretamente relacionadas com a prestação do seu serviço e podem ser fixas como aluguéis e seguros ou variáveis como condomínios e materiais de limpeza.
– Saiba quanto de imposto você paga, com o auxilio do seu Contador, é importante saber a carga tributária que sua empresa paga o executar suas atividades
– Estabeleça sua margem de lucro, ou seja, quanto você espera ganhar através dos seus serviços
Conhecendo esses valores, que são particulares de sua empresa, defina como você gostaria de precificar, por hora trabalhada, por tarefa executada ou preço variável.
• Por hora: baseia-se no valor da hora trabalhada, o tempo real gasto para executar uma tarefa
• Preço fixo por tarefa: cada tarefa possui uma taxa, você pode fazer uma análise de horas gastas para execução, somada ao nível de complexidade e agilidade de entrega
• Preço Variável: Nesse modelo você vai precificar levando em consideração as peculiaridades do seu cliente e pode cobrar de acordo com os resultados que vai gerar
Precificar errado pode gerar muitos transtornos para sua empresa, e essa análise deve ser feita de maneira individual para cada modelo de negocio. Agora conta pra gente, você já leva em consideração esses dados?